CHAVES, LÚCIA OLGA

(Campinas-SP) – Pianista. Lúcia Olga estreou em recitais aos cinco anos, orientada por seu pai, o maestro Mário Chaves. Aos 12 anos, já concluía o curso de piano. Passando à fase de especialização e aperfeiçoamento, realizou cursos com os professores Miguel Ziggiatti e Guilherme Halfeld Fontaínha e com o maestro Souza Lima, que a nomeou sua assistente na cidade de Jundiaí. Seus estudos prosseguiram com os cursos de Harmonia, Contraponto e Composição, realizados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde teve como orientador o professor Raul do Valle. Trabalhou em São Paulo durante quatro anos, fazendo parceria na regência do Coral das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Foi premiada com Medalha de Ouro pelo Governo do Estado de São Paulo e com Medalha de Honra ao Mérito por ocasião de apresentação especial realizada a bordo do navio Funchal. Fez apresentação exclusiva de MPB na Hungria e de Música Brasileira e Jazz em Nova York. Em São Paulo, apresentou-se com o violoncelista inglês Timothy J. D. Hugh em promoção da Secretaria Municipal de Educação. Deu concertos especiais na Sociedade Ítalo-Brasileira de Campinas, no Teatro Municipal de Sorocaba e na Rádio de Limeira (SP). Em Jundiaí, onde mantém a escola Som & Arte, Lúcia Olga Chaves tem atuado em numerosas iniciativas no setor cultural, como o Projeto Músicos de Jundiaí (promoção da Sociedade Jundiaiense de Cultura Artística), e na formação de diversos grupos corais. Ocupa a cadeira nº 17 da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí e está catalogada no Dicionário Jundiaiense de Música (Ed. Literarte, 1999).

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO