BARROS, ANTONIETA DA CUNHA

(Atibaia-SP, 3/10/1912) – Pianista. Antonieta da Cunha Barros veio residir em Jundiaí com 16 anos de idade, quando, aprovada em concurso para provimento de professores primários, foi designada para lecionar no Grupo Escolar Conde do Parnaíba. Posteriormente, foi responsável pela implantação da primeira escola do bairro da Toca, construída por meio de mutirão, coordenado por ela, com participação de todas as famílias do local. Depois de se aposentar do magistério paulista, como professora do Grupo Escolar da Quarta Parada (São Paulo), Antonieta Cunha Barros mudou-se para o Rio de Janeiro, onde lecionou em escolas particulares, como o Colégio Icaraí, em Niterói, e o Colégio Afdridge, na antiga capital federal. Retornando a Jundiaí em 1958, e tendo feito estudos de piano no Conservatório Musical Campinas, em 1959 adquiriu o antigo Conservatório local, que foi mantido sob sua direção até 1976. Além das funções administrativas, nesse estabelecimento, ministrou aulas de Piano, Harmonia, Análise Musical, Pedagogia e História da Música. Foi sócia-fundadora da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí e sua presidente em 1974.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 20 de julho de ...
1885 Nascia em Itu-SP o músico e maestro José Maria dos Passos.
1938 Falecia em Jundiaí, aos 63 anos, o médico Domingos Anastasio.
1947 Falecia em Jundiaí, aos 41 anos, o Professor João Muto.
2001 Falecia em São Paulo, aos 30 anos, o ilustrador e criador de histórias em quadrinhos e livros infantis Émerson Eduardo Luiz.
2002 Falecia em Jundiaí o ritmista Island Júnior.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada. Falecia em Jundiaí, aos 90 anos, o violonista amador José Levada.
2019 Falecia em Jundiaí o metalúrgico, radialista e ex-vereador Rolando Giarola.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO