ABAID, ALFREDO MUSSI A.

(Jundiaí, 1/9/1911 +26/1/1988) – Dentista, pintor e político. Filho de Amália e Moisés Abaid. Alfredo Abaid iniciou seus estudos no Grupo Escolar Siqueira Moraes e concluiu o secundário na Escola de Comércio Prof. Luiz Rosa, para, em seguida, cursar a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Jaboticabal-SP, onde se formou em 1930, Depois de iniciar sua carreira profissional em São Paulo, retornou a Jundiaí em 1932 e permaneceu com consultório nesta cidade durante 56 anos. Ao longo de sua carreira, fez diversos cursos de atualização e especializou-se em prótese dentária. Dr. Abaid foi um dos fundadores da Seção Regional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, para cuja presidência foi eleito em 1973, depois de exercer, em seguidas gestões, os cargos de orador, 2º secretário e membro do Conselho Fiscal. Também exerceu o cargo de vereador na primeira legislatura da Câmara Municipal, de 1948 a 1951, e foi autor do projeto que criou o Corpo de Bombeiros em Jundiaí. Amante da pintura, Alfredo Abaid teve como grandes companheiros na arte os professores Amadeu Accioly e Francisco Antonio Bardari. Em 1950, participou do 1º Salão Jundiaiense de Belas Artes, recebendo Menção Honrosa por uma de suas naturezas mortas. Sempre dedicado às causas sociais, Abaid colaborou com diversas entidades beneficentes e, em particular, com o S.O.S., ao qual prestou serviços dentários gratuitos durante sete anos.

Encontrou algum erro?

Envie uma correção

EFEMÉRIDES
Em 14 de junho de ...
1898 Falecia em Jundiaí, aos 56 anos, Antonio Damásio Santos, o primeiro jundiaiense nato a administrar a cidade com o título de intendente.
1912 Nascia em Jundiaí o pintor Arthêmio Matiazzo.
1924 Nascia em Milão, Itália, o fotógrafo Lívio Tagliacarne.
1928 Nascia no Rio de Janeiro a poetisa Hilda Santos da Silva.
1936 Nascia em Jundiaí o professor e engenheiro naval Dayr Schiozer.
1965 Nascia em Jundiaí a pintora Isabel Cristina Baptistella Araújo.
1986 Falecia em Jundiaí, aos 94 anos, a professora e poetisa Maria de Toledo Pontes.
2003 Falecia em Jundiaí, aos 73 anos, o artista plástico Issis Martins Roda.

Saiba mais sobre estes e outros personagens, instituições e fatos ligados às Artes, à Cultura e à História de Jundiaí navegando pela nossa Enciclopédia Digital.

Acompanhe nossas Redes sociais
Parceiros

Copyright © 2021 Jundipedia. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por PROJECTO